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domingo, 4 de janeiro de 2015

CASAMENTOS DO PROFETA (está no 3º casamento)


98:9 E no mesmo sentido, na outra semana, eu falava com Mbra Parfait e falando do meu lado de casamento, falando do facto que eu tomei uma primeira mulher, deixei-a para ir tomar uma segunda e seguidamente deixei a segunda para retomar na primeira e ainda deixei a primeira para ir retomar a segunda, ele disse:«Irmão Kacou, deixa o teu casaco de profeta de lado, toma a Bíblia e verás que de acordo com a Bíblia, não tens o direito de fazer aquilo»! Eu disse-lhe: Se é um mistério, eu não sei, mas é porque sou profeta que fiz aquilo! De Géneses ao Apocalipse, mostram-me um só profeta que irá ao Céu ou que não se arrependerá pondo o seu casaco de profeta de lado! Abraham, Moisés, Josué, Elias o Tesbita com o sangue das centenas de Acazias e os quatrocentos profetas de Baal sobre as suas mãos, … É como se um polícia assobiava-me e eu dizia-lhe: «Senhor polícia, põem o vosso uniforme de polícia de lado e verás que não tens o direito de assobiar-me»! [Ed: A assembleia diz: "Amém!"]. Qualquer legislador tem uma imunidade.
OBS* este trecho em laraja NÃO CONSTA MAIS NOS SITES!!!!!  foram editados!!!

101:9 Ao mesmo tempo, como vocês sabem, Deus providenciou uma serva maravilhosa, cheio de graça e virtude, no lugar da irmã Francine. A irmã Denise. [Ed: A assembleia diz: "Amém!"]. Vocês veem? Todo mundo sabia que o profeta precisava de uma serva, mas todos os pastores e irmãos e irmãs que sabiam que ela poderia ser a serva mantiveram-se calmos. E há menos de uma semana eu tomei conhecimento disso eu mesmo. Vocês veem? Isso foi durante a recepção aos 07 de Novembro último que eu a vi pela primeira vez, mas eu estava em contacto com ela desde antes de agosto de 2009 e foi por meu conselho que ela não deixou o Pastor das assembleias dos deuses. E no passado 22 de Julho as 07 horas, enviei uma sms a dize-la para tomar o batismo e 11h 55 ela respondeu que já tinha tomado isso. Ela tem sido sempre sujeita a minha palavra! E isso vocês não sabem. Vocês veem?
10 Agora vou ler uma passagem do livro do Profeta Kacou Philippe, aplicando-a a irmã Denise. «Bem, deixem-me dizer que em vinte e quatro anos, essa irmã é uma virgem de virgindade pura, ou seja, ela nunca se masturbou, ela nunca teve a companhia de um homem e nenhum homem a beijou ou acariciou e ela nunca aceitou dinheiro, avanços ou presentes de nenhum homem e ninguém pode desmentir isso». [Ed: A assembleia diz: "Amém!"]. Além disso, ela também tem uma irmã gémea, mas vocês lembram-se do que eu disse aqui: «Primeiro vem a Zípora, a midianita depois a mulher etíope, em seguida, rapidamente aparece e desaparece o que vai ser a esposa perfeita...».

Resposta: 
Kacou é um padrão a não ser seguido:
Tito 2:7  Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
1 Timóteo 4:12  Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.



Pastor não é ministério ou dom?


50:13 Bem, desejo falar agora do assunto: a ordem na Igreja, mas retêm que aparentemente Ef.4:11 fala de cinco ministérios e sempre pensei em cinco ministérios como vocês e quando estava em Locodjro, preguei sobre: o lugar dos cinco ministérios, mas no momento em que eu devo pregar sobre a ordem na Igreja, a revelação veio a mim porque eles são os ministérios que guardam a porta da Igreja e eu recebi que tratava-se de quatro ministérios e não cinco. Não é para perturbá-los, mas trata-se com efeito de quatro ministérios para a Palavra e não cinco. Se acreditam nisso dizem: Amém! [A assembleia diz: Amém!]. Obrigado! Por conseguinte irei direito ao meu assunto e se Deus permitir, retornarei para mostrar ligeiramente isso.
14 Sei que vocês não acreditam porque compreendem, mas vocês acreditam porque o profeta que Deus enviou disse. [A assembleia diz: Amém!].
15 Retenham, por conseguinte que há quatro ministérios da Palavra que são: Apóstolo, profeta, evangelista e doutor. Por conseguinte pastor não é um ministério da Palavra. [A assembleia diz: Amém!]. Não é hoje, nem em 24 de abril de 1993, nem por uma clara explicação, mas acreditaram no pensamento de Deus antes da fundação do mundo! E um filho da posteridade da serpente não pode imitar isso! [A assembleia diz: Amém!]. É um dom de Deus, é por graça! E se Deus quiser, retornarei sobre isso no fim! Mas o meu assunto esta noite é: a ordem na Igreja e na assembleia.
16 E como eu disse, o pastor é um servo dos quatro ministérios. É simples uma responsabilidade confiada a um dos quatro ministérios. Pastor é uma simples responsabilidade na Igreja como diácono e os anciões. Assim, quando os quatro ministérios não estão ai, ele tem todo poder e age no seu nome, mas logo que um deles estiver ai, torna-se o mestre do pastor. É como um homem a quem confiam à guarda do vosso tesouro. Devem dar-lhe também as armas necessárias para a segurança deste tesouro. Assim, na ausência dos quatro ministérios, o pastor tem na assembleia o poder que tem o profeta mensageiro sobre a terra. É assim que Deus estabeleceu as coisas pela sua própria autoridade. Vocês vêem?
17 Em nenhuma parte no Novo Testamento é falado de um ministério de pastor e quando Jeremias fala de pastor, fala do conjunto de sacerdotes e não um ministério específico. Vocês vêem? E pode-se enviar um dos quatro ministérios em missão para visitar as assembleias locais, mas não se pode enviar um pastor. São os quatro ministérios que são missionários.

50:38 Não há, portanto um ministério da Palavra que se chama pastor.Pastor é simplesmente uma responsabilidade na assembleia como diácono e ancião. Um apóstolo pode ser pastor como foi Pedro e vocês veem que é uma simples responsabilidade que o Senhor confiou-lhe. Vocês vêem? Um evangelista pode ser pastor. Um doutor pode ser pastor. Um profeta pode ser pastor… [Pregado de novo domingo de manhã 12 de novembro de 2006, na assembleia de Adjamé]
Resposta:
1- Pastor é um dom ministerial
Ef 4:8  Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9  Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? {às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra}
10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,


2- Uma pessoa com dom de apóstolo (missionario), ou profeta  pode ser um presbítero ou ancião
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

sábado, 3 de janeiro de 2015

MT 23 sustenta a teoria dos profetas mensageiros?

Mt 23 e os profetas mensageiros de autoridade irrestrita

60:44 E a Bíblia diz-nos que são os sacerdotes que persuadiram o povo para escolher Barrabas! Vamos ler Mat.27:20: «Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram às multidões que pedissem Barrabas e que fizessem perecer Jesus». Vocês veem? Exatamente como no dia dos profetas. E são pastores e profetas que porão as pessoas em guarda contra o Livro do Profeta Kacou Philippe. Vocês veem? E Jesus-Cristo prediz em Mat.23:34-35 que enviará ainda profetas com a verdade sobre a terra e que o mundo religioso rejeitará e os perseguirá. Construirão-lhes monumentos após a sua morte.

45 Retomemos agora em Mat.23 para terminar: « Portanto, eis que, eu, envio-vos profetas, e sábios, e escribas; e os matarão e os crucificarão, e chicotearão nas vossas sinagogas, e os perseguirão de cidade em cidade, de modo que venha sobre vocês todo o sangue dos justos vertido sobre a terra, desde o sangue do justo Abel, até ao sangue de Zacarias, o filho de Baraquias, que mataram entre o templo e o altar . »

46 Bem, o que diz o Senhor? Enviei-vos profetas? Não! Mas: envio-vos no futuro, profetas! Mataram? Não! Mas… "Matarão e crucificarão, e chicotearão nas vossas sinagogas, e os perseguirão de cidade em cidade". Jesus-Cristo enviará profetas sobre a terra, profetas como os do Antigo Testamento.

47 O que significa profeta? De origem hebraica, a palavra Nabia significa "porta-voz". O plural é Nebiim, ou seja: " porta-vozes". Não portadores de unção ou portadores de milagres, mas porta-voz! Um profeta é primeiro portador de uma mensagem de Deus para a humanidade. E quando Deus envia um profeta-mensageiro, isso quer dizer que não há mais verdade sobre a terra. E ele fala, julga e condena para Deus, com a única autoridade que pertence só a Deus. Há Verdade ou Salvação apenas junto dele. Ninguém pode servir Deus exceto junto dele. E Deus confirma a sua Mensagem por sinais e prodígios. E se ele for verdadeiro, o mundo religioso rejeitá-lo-á. E será único contra todos. Por quê? Porque representa uma ameaça para o interesse e a autoridade de muitas pessoas. Ninguém pode acreditar nele sem estar a perder pelo menos por um tempo o que ele era.
Resposta:
1- o Novo Testamento fala de 2 classe de profetas, assim como o Antigo. 

  • Os Literários (que escreveram livros)  Isaías, Moisés, Paulo João
  •  não literários  Elias, Eliseu, Ágabo

Ágabo era um profeta não literário. Suas profecias não eram doutrinárias

Atos 11:7 ¶ Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,
Atos 11:28  e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio.
At 21:10  Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;
11  e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.

 2- Os literários lançaram as bases da fé cristã 
Efésios 2:20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

3-- Assim Mt 23 não dá base para a teoria ridícula de profetas mensageiros para cada era! Pàulo era apenas um líder da igreja
Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;

Paulo não era o único profeta de seu tempo!! veja:


Atos 13:1 Havia na igreja de Antioquiaprofetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.


Efésios 4:11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,


Atos 15:32 Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.

1 Coríntios 14:29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.


4- Ele não disse que a salvação estava em Jesus por meio de Paulo:
1 Ts 5:9  porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo
1 Coríntios 3:11  Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo
2 Timóteo 1:1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade coma promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 2:10  Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
1 Tm 6:3  Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,

4  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,

5  altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

5- Paulo foi enviado pela igreja!!
1 ¶ Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.


Deus já guiou o povo por profetas, agora nos guia pela sua Palavra por meio do Espírito Santo

  •  João 16:13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
  • Romanos 8:14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
  • Gálatas 5:18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
  • 1 João 2:20  E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.
  • 1 João 2:27  Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

Paulo era um profeta mensageiro?

Não.
1-Paulo  era apenas um dos líderes da igreja

Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;


2-Ele não disse que a salvação estava em Jesus por meio de Paulo:
1 Ts 5:9  porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo
1 Coríntios 3:11  Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo
2 Timóteo 1:1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade coma promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 2:10  Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
1 Tm 6:3  Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,

4  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,

5  altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

3-Paulo foi enviado pela igreja!!
1 ¶ Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

4-o Novo Testamento fala de 2 classe de profetas, assim como o Antigo. 

  • Os Literários (que escreveram livros)- Paulo era desta classe
  •  não literários

Ágabo era um profeta não literário. Suas profecias não eram doutrinárias

Atos 11:7 ¶ Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,
Atos 11:28  e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio.
At 21:10  Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;
11  e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.

  Os literários lançaram as bases da fé cristã 
Efésios 2:20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

 Assim Mt 23 não dá base para a teoria ridícula de profetas mensageiros para cada era! Pàulo era apenas um líder da igreja

Paulo não era o único profeta de seu tempo!! veja:


Atos 13:1 Havia na igreja de Antioquiaprofetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.


Efésios 4:11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,


Atos 15:32 Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.

1 Coríntios 14:29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.
Atos 11:7 ¶ Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,



Pastor não é ministério ou dom?


50:13 Bem, desejo falar agora do assunto: a ordem na Igreja, mas retêm que aparentemente Ef.4:11 fala de cinco ministérios e sempre pensei em cinco ministérios como vocês e quando estava em Locodjro, preguei sobre: o lugar dos cinco ministérios, mas no momento em que eu devo pregar sobre a ordem na Igreja, a revelação veio a mim porque eles são os ministérios que guardam a porta da Igreja e eu recebi que tratava-se de quatro ministérios e não cinco. Não é para perturbá-los, mas trata-se com efeito de quatro ministérios para a Palavra e não cinco. Se acreditam nisso dizem: Amém! [A assembleia diz: Amém!]. Obrigado! Por conseguinte irei direito ao meu assunto e se Deus permitir, retornarei para mostrar ligeiramente isso.
14 Sei que vocês não acreditam porque compreendem, mas vocês acreditam porque o profeta que Deus enviou disse. [A assembleia diz: Amém!].
15 Retenham, por conseguinte que há quatro ministérios da Palavra que são: Apóstolo, profeta, evangelista e doutor. Por conseguinte pastor não é um ministério da Palavra. [A assembleia diz: Amém!]. Não é hoje, nem em 24 de abril de 1993, nem por uma clara explicação, mas acreditaram no pensamento de Deus antes da fundação do mundo! E um filho da posteridade da serpente não pode imitar isso! [A assembleia diz: Amém!]. É um dom de Deus, é por graça! E se Deus quiser, retornarei sobre isso no fim! Mas o meu assunto esta noite é: a ordem na Igreja e na assembleia.
16 E como eu disse, o pastor é um servo dos quatro ministérios. É simples uma responsabilidade confiada a um dos quatro ministérios. Pastor é uma simples responsabilidade na Igreja como diácono e os anciões. Assim, quando os quatro ministérios não estão ai, ele tem todo poder e age no seu nome, mas logo que um deles estiver ai, torna-se o mestre do pastor. É como um homem a quem confiam à guarda do vosso tesouro. Devem dar-lhe também as armas necessárias para a segurança deste tesouro. Assim, na ausência dos quatro ministérios, o pastor tem na assembleia o poder que tem o profeta mensageiro sobre a terra. É assim que Deus estabeleceu as coisas pela sua própria autoridade. Vocês vêem?
17 Em nenhuma parte no Novo Testamento é falado de um ministério de pastor e quando Jeremias fala de pastor, fala do conjunto de sacerdotes e não um ministério específico. Vocês vêem? E pode-se enviar um dos quatro ministérios em missão para visitar as assembleias locais, mas não se pode enviar um pastor. São os quatro ministérios que são missionários.

50:38 Não há, portanto um ministério da Palavra que se chama pastor.Pastor é simplesmente uma responsabilidade na assembleia como diácono e ancião. Um apóstolo pode ser pastor como foi Pedro e vocês veem que é uma simples responsabilidade que o Senhor confiou-lhe. Vocês vêem? Um evangelista pode ser pastor. Um doutor pode ser pastor. Um profeta pode ser pastor… [Pregado de novo domingo de manhã 12 de novembro de 2006, na assembleia de Adjamé]
Resposta:
1- Pastor é um dom ministerial
Ef 4:8  Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9  Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? {às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra}
10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,


2- Uma pessoa com dom de apóstolo (missionario), ou profeta  pode ser um presbítero ou ancião
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Dn 8 se refere a religiões?


 

41:9Mas quanto as quatro bestas de Dan.7 e outros quatro animais de Dan.8, a Bíblia diz que o seu cumprimento é no fim dos tempos. Amém!

10 Leiamos este Dan.8:15-17: « E aconteceu que quando eu, Daniel, eu tinha visto a visão, procurei o significado, e eis que, como a aparência de um homem se levantou diante de mim, e eu ouvi a voz de um homem no meio do rio Ulai, e chamou e disse: Gabriel, faz isso para compreender a visão. E veio perto de onde eu estava, e quando ele chegou, eu estava com medo e caí sobre o meu rosto e ele me disse: Entenda, filho do homem, porque a visão é para o fim dos tempos » Amém!

11 Ele disse: Filho do homem, ou seja, profeta, apenas entende que a visão é para o fim dos tempos. Assim, os quatro animais de Dan.7 e Dan.8 não são nem o império babilónico, nem o império Medo-Persa, nem o império mundial grego, nem a Roma pagã, mas seu cumprimento é para o tempo do fim! Amém! Dan.7:17-18 diz: «Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que surgirão na terra; mas os Santos dos [ lugares ] mais alto deverão tomar o reino, e possuirão o reino para sempre, de séculos em séculos.» Vocês veem?

15 E se esta primeira besta para o fim dos tempos é religiosa, então as outras três bestas o são igualmente! E se essa besta no final do tempo é uma igreja-império, então as outras três que vieram depois também serão igrejas-impérios! [Ed: A congregação diz: Amém]. E depois os versículos 15, 16 e 17 de Dan.8, o versículo 26 diz: « E a visão da tarde e manhã, o que foi dito, é verdade. E você, fecha a visão, pois é para muitos dias[por vir]». Amém! E a história da Igreja e do Clamor da meia-noite, revelam quatro etapas, quatro estágios do cristianismo. Vocês veem?

16 Quatro impérios religiosos cujo catolicismo é o primeiro e outros três impérios religiosos que são o resultado da besta protestantismo cujos chifres principais são: a igreja Luterana, a igreja calvinista, a igreja Zwingliana, a igreja Anglicana, a igreja Metodista, a igreja anabatista e o início da igreja batista. E esse protestantismo selvagem é o carneiro de Dan.7. E o carneiro é a versão avançada do cordeiro e os sacerdotes já não têm necessidade para o sacrifício de um cheiro agradável ao Senhor. E o carneiro é a versão avançada do cordeiro, ele é a semente do cordeiro isto é, os descendentes daqueles que saíram sob o bezerro de Apoc.4:7. O carneiro é a forma avançada e também selvagem do verdadeiro cordeiro de Deus que foram Martin Luther, Calvin, John Huss, John Wycliffe, John Wesley,... e todos aqueles que acreditaram neles e que foram seus discípulos! Mesmo se os metodistas ou luteranos, hoje, não saibam, mas a sua fé professa que a Vontade de Deus é crer naquele que Ele enviou, mas é apenas uma fé velha como o carneiro diante do cordeiro.

17 E depois do carneiro vem o bode que é a assembleia dos movimentos evangélicos, a assembleia das igrejas evangélicas, os animais selvagens, os puros filhos do diabo. O que eles acreditam nunca foi uma fé na Palavra de Deus. Aqueles que seus pais nunca foram autênticos mensageiros de Deus. Eles são cabras. Animais puramente selvagens. Eles nasceram da teologia e da adivinhação, e cresceram sob o poder dos demónios que sempre acreditaram ser o verdadeiro Espírito Santo e que não são. Isto é o que são todas estas igrejas evangélicas ou de caráter evangélicos ou descendentes da obra de um homem atuando fora do Clamor da meia-noite.

19 Tudo o que eles têm, é um zelo e poder demoníaco! E isso que o bode expiatório é e nunca houve uma besta tão poderosa como ela! E durante muitos anos, enquanto o irmão Joseph estava nas obras e missões da igreja batista, enquanto sua esperança para a Salvação repousava sobre aquela igreja que ele estimava mais do que qualquer outra igreja, ele viu num culto aberto, em uma visão... ele disse: « Enquanto eu estava sentado na igreja, eu vi que as cabras é que guardavam a entrada da igreja. Olhei do outro lado e da mesma forma as cabras é que guardavam a porta ».

21 Bem, agora vejam o protestantismo! Então percebam algo muito importante: primeiro, no capítulo 7 de Daniel, a Bíblia fala antes de um leão que é o império babilónico isto é, o catolicismo e depois de um urso que é o protestantismo, depois de um leopardo que é a união dos movimentos evangélicos com a força e o poder pelo qual ela vai conquistar a terra e depois de um quarto animal sem nome que é o branhamismo e esse quarto animal proferiu grandes coisas e um dos seus chifres tinha olhos de homem isto é muito conhecimento, como também é predito em Dan.12:4. Amém!

22 Vocês e eu não sabíamos porque que a mensagem foi dirigida contra os branhamistas nas pregações como Josué 6, Ewald Frank no plano da salvação, Daniel 11 e outras, mas agora nós entendemos que deveria ser assim porque a cabeça de ouro é o império babilónico católico de Apoc.17, pés de ferro e de barro tinha que ser a besta sem nome e é este monstro sem nome que a pedra deveria atacar primeiro. [Ed: A congregação diz: Amém].

29 Mas lembre-se que o animal mais poderoso é a terceira besta que é o bode. E aqui está o que a Bíblia diz sobre essa terceira besta, Dan.8: « E eu pensei, e eis um bode do ocidente sobre a face da terra, [Vocês veem? Esta besta vem do Ocidente ou seja, a América Latina é o que resta do movimento evangélico. Embora, repito...] E olhei, e eis um bode do ocidente sobre a face da terra, e que não tocava a terra, e aquele bode tinha um chifre notável entre os seus olhos. E ele veio ao carneiro que tinha dois chifres, que eu tinha visto em pé diante do rio, e correu-lhe na fúria de seu poder. E eu o vi perto do carneiro, e enfurecido contra ele, e feriu o carneiro, e quebrou os dois chifres, e o carneiro foi impotente para resistir diante dele: ele foi atirado ao chão e pisoteado, e não houve quem pudesse livrar o carneiro da sua mão. E o bode se tornou muito grande, e quando ele se tornou forte, aquele grande chifre foi quebrado, e quatro chifres de grande aparição surgiram em seu lugar, para os quatro ventos do céu. E dum deles saiu um chifre pequeno, e cresceu muito ao sul, e ao oriente, e para o [país] da beleza». Amém! Vocês veem?

30 Esta besta é o movimento evangélico e qual é o católico que pode estar diante desta besta? Qual é a Metodista, Luterana e Nazarena que pode resistir à este movimento que diante dele se destacam gigantes como Osborn, Benny Hinn, Reinhard Bonnke, Morris Cerrulo, Yongi Cho, Watchman Nee, Billy Graham... e esses são os transgressores que enchem a medida diante da face do Deus Todo-Poderoso!

32 Quanto a quarta besta sem asas e sem um nome, ele não teve nenhuma influência fora dos olhos em seu chifre e seus dentes de ferro para moer todo católico, protestante ou evangélico que cairia em suas mãos e a Bíblia diz que ela tinha unhas de bronze. Isto é o que os branhamistas são! Vocês veem? Dan.7:23 diz: «Ele diz o seguinte: a quarta besta será um quarto reino na terra, será diferente de todos os reinos...». E o branhamismo, esta quarta besta certamente tinha dentes de ferro e uma boca que falava grandes coisas, mas a Bíblia nada diz se o império branhamista tem qualquer influência sobre as três primeiras bestas. E o que fazem os pés de ferro e de barro na frente das coxas de bronze? E o que é notável, a Bíblia diz que a quarta besta sem nome não tinha uma vida longa, quando de repente a pedra branca a atingiu e quebrou as suas mãos.
Resposta:
1- O texto diz que a visão se refere a reinos políticos e não religiosos
Dn 8:19  e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira, porque esta visão se refere ao tempo determinado do fim.
20  Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia;
21  mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;
22  o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.

 2- veja a exegese comple ta aqui http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/09/erros-de-dn-814-chifre-pequeno-e.html

Batismo em nome de Jesus ou em nome da Trindade?


34:6 Como podemos dizer que Pai, Filho e Espírito Santo são nomes de modo que não há "s" ao nome? Você pode escrever um cheque "em nome do CEO da empresa " Mas pela Palavra de Deus, o nome do Pai, Filho e Espírito Santo é Jesus-Cristo e também o nome do pai, filho e espirito santo é Judas Iscariotes, que agora é o Jesus das igrejas católica, protestante, evangélicos e branhamistas incluindo todas as assim chamadas igrejas reveladas ou restauradas.
7 Ora o Espírito Santo diz que o batismo em nome de Jesus-Cristo é: "... para você, para seus filhos e para todos os que estão longe a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar." Onde está o lugar para o batismo trinitário? Deus ainda chama? Se "sim!" então é em nome de Jesus-Cristo. Não há nenhum lugar na Bíblia onde alguém foi batizado nestes títulos, enquanto todos os batismos são em nome de Jesus-Cristo: Atos 2:37-41, 19:1-7, 10:44-48; 8:14-16 ... etc É melhor colocarmos os nossos argumentos de lado e nos alinharmos com o que a Bíblia diz.
8 O batismo trinitário é uma prática de religiões politeístas e todas as igrejas que administra o batismo trinitário é uma igreja politeístas com um deus pai, deus filho e deus espírito santo. É o paganismo. Vocês têm que repetir o batismo em nome do Senhor Jesus-Cristo segundo Atos 19 :1-7. Mas note que não é porque é em nome de Jesus-Cristo por imersão que o batismo está correto!

Resposta:
Como sempre ele repte o erro de Branham:
218 Agora, algumas de vocês mulheres, alguns de vocês homens, eu - eu sei que vocês - vocês estão discordando com isto porque vocês sabem que não podem esconder isso agora.  Vocês não podem! Mas, deixem-me mostrar algo a  vocês. Se Mateus 28:19 diz: “Ide, pregai em todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo,” e eles viraram e cada pessoa que já havia sido batizada contrário àquilo, batizaram-na no Nome de Jesus Cristo, pois o - através da era da Bíblia, e por trezentos anos após a era da Bíblia, até o Concílio de Nicéia. Então eles adotaram dogmas em vez da Verdade. Qual é a diferença? Se não for revelado... E você sabia que o Livro inteiro, o Bíblia inteira, é uma revelação? E é deste modo que você pode saber a Verdade entre este e o outro. E porque é uma revelação, e a revelação precisa estar exatamente junto com a Palavra. Não contrária à Palavra.

1-Os Testemunhos da Igreja Antiga são anteriores ao Concílio de Nicéia (325 d.C):

 A) Justino, o Mártir (100-167 d.C.), em 165 d.C.
            São levados a um lugar onde haja água, recebendo o batismo em água em nome do Pai, Senhor de todo o universo, e do nosso Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo.”
B) Orígenes (185- 254 d.C.)
                “Talvez alguém esteja pensando assim: Tendo o próprio Senhor dito aos seus discípulos que batizassem as nações em nome do Pai...,porque o apóstolo em At 2:38 usa somente o nome de Jesus ao batizar, de vez que um batismo não pode ser considerado legítimo sem que mencionado o nome da Trindade?
C) Inácio (67-ll0dC)
“Portanto o Senhor, enviando os apóstolos a fazer discípulos de todas as nações , ordenou-lhes que batizassem no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, não em três nomes , nem em três encarnações, mas em nome dos três de igual honra.”
D) Tertuliano (l60-220dC)
“Ordenando que batizassem em o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo, e não em um só
E) Clemente (l50-213dC)
“E aos apóstolos ordenou : Ide pregar, e aqueles que crêem, batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
F)- Em 1873 foi descoberto em Constantinopla m manuscrito em pergaminho
intitulado “Os ensinos dos doze apóstolos” ou “Didaquê”, o qual é reconhecido como o mais antigo documento excetuando o N.T.
“Agora, concernente ao batismo, o bispo ou presbítero, como já temos
instruído, deve batizar conforme o Senhor nos ordenou ao dizer: Ide por todo o mundo e ensinai todas as nações batizando-as em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo


2- As passagens de Atos que mencionam o batismo em água, não apresentam uma “fórmula uniforme”: At 2:38 “em nome de Jesus Cristo”; At 8:16 “em o nome do Senhor Jesus”; At 10:48 “em nome de Jesus Cristo” ou “em nome do Senhor” AC, ARC, ACR; At 19:5 “em o nome do Senhor Jesus”.

3- Essas quatro passagens se referem a atos ou eventos de batismo, que deveriam ser feitos “em o nome do Senhor Jesus ”como qualquer outra ordenação cristã (Cl 3:17).
Portanto o escritor Lucas registra somente que o batismo foi realizado por ordem de Cristocomo Ele mesmo disse: “Ide, portanto (...), batizando-os” e não pela vontade de qualquer homem (Mt 28:19).

4- A fórmula bíblica é batizar em nome da trindade (Mt 28:19), pois a expressão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ”indica a participação das três Pessoas Divinas na obra da salvação (da qual o batismo é símbolo, assim como a ceia é símbolo do corpo e do sangue de Cristo). Portanto Jesus quer que ao fazermos o batismo em seu nome (por sua ordem), mencionemos as Pessoas envolvidas na obra da salvação e não que mencionemos o nome comum ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (que seria Senhor, Deus ou Yahweh) e não Jesus Cristo, pois este nome refere-se somente ao Filho.

5- A expressão Senhor Jesus Cristo usada pela Igreja Tabernáculo da Fé corresponde somente ao Filho:

A) Senhor (no grego Kyrios e no hebraico Adonay),termo que se refere à Divindade, corresponde a Yahweh (Jeová). Senhor pode se referir ao Pai (Mt4:10), ao Filho (Fl 2:1) ou ao Espírito Santo II Co3:16-18.

B) Jesus (nome grego) que corresponde ao hebraico Josué que significa Javé (Yahweh) é Salvador. Este nome era muito comum na época de Cristo (Mt 27:17,22; 1:16). Jesus é o nome que o Verbo recebeu ao assumir a natureza humana (Lc 1:31;Mt 1:25), portanto refere-se somente ao Filho.

C) Cristo (no grego Kristos e no hebraico Mashiah ou messias) significa “ungido”, aquele que recebeu a unção. Jesus é o Cristo (Jo 20:31; Mt 2:4; 16:16,20; Jo 1:41; etc.), Jesus foi ungido pelo Espírito Santo (At 4:27; 10:38; Lc 4:18; Is 11:2). Portanto o Espírito Santo é o doador da unção e não o que recebeu a unção. Assim a expressão Cristo refere-se somente ao Filho e mostra sua missão de redenção da humanidade.

D) Portanto essa expressão “Senhor Jesus Cristo” refere-se somente a Jesus e indica a divindade, a humanidade e a obra redentora de Cristo respectivamente. Aparece relacionada contrastando o Pai com o Filho (I Ts 1:1; Fm 3; I Pe 1:3; II Pe 1:16,17; Rm1:7; I Co 1:3; Ef 1:3; etc.).

6- Conclusão sobre o batismo:
O batismo deve ser feito sob a autoridade de Jesus Cristo mencionando a expressão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:18,19).



Sobre a autenticidade de Mt 28:19 

É verdade que as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19)  foram acrescentadas pela Igreja Católica?
Resposta: 
Não

1. Manuscritos do Novo Testamento –
De acordo com os estudiosos, a expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” aparece em todos os manuscritos antigos do evangelho de Mateus. Por outro lado, não existe nenhum manuscrito em que apareçam as palavras “em Meu [de Jesus] nome” ou qualquer outra expressão.[1]

2-Esse fato é confirmado pelas mais importantes obras sobre o assunto: a edição do Novo Testamento grego e a obra oficial que possui comentários sobre esses manuscritos.[2] Outra importante obra, International Standard Bible Encyclopedia, declara que “as credenciais textuais [de Mt 28:19] são suficientemente sólidas”,[3] ou seja, não há dúvidas sobre o texto original de Mateus 28:19.


3-As palavras
 “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” aparecem também em todas as traduções antigas do evangelho de Mateus ou do Novo Testamento completo, tais como a Peshitta Siríaca, a Vulgata latina, a Copta e as versões eslovacas. É interessante observar que os cristãos sírios e coptas (que possuíam sua própria tradução do Novo Testamento) não estavam ligados à Igreja Católica Romana, mas aceitavam essa passagem bíblica como autêntica. Após analisar esses fatos, um estudioso afirmou: “É incrível que uma interpolação desse caráter tenha sido feita no texto de Mateus sem deixar qualquer traço de sua inautenticidade em um simples manuscrito ou versão [tradução]. A evidência de sua genuinidade é esmagadora.”[4]

À vezes é dito que o evangelho de Mateus foi escrito originalmente em hebraico ou aramaico. As pessoas que afirmam que Mateus 28:19 foi modificado alegam que, no evangelho escrito nesses idiomas, Jesus ordenava que o batismo deveria ser efetuado “em Meu nome”. Mas essa teoria deve ser rejeitada por várias razões: (1) até hoje não foi encontrado nenhum fragmento hebraico ou aramaico desse evangelho; (2) “o grego de Mateus não apresenta qualquer indício de ter sido traduzido do aramaico”; e (3) existem muitas evidências de que Mateus utilizou o evangelho de Marcos, escrito em grego, para escrever seu próprio evangelho.[5]

Alguns mencionam uma versão de Mateus em hebraico traduzida por George Howard, que contém as palavras “em Meu [de Jesus] nome” em Mateus 28:19. Argumenta-se que esse texto apresenta o texto exato do evangelho em seu idioma original. No entanto, o texto traduzido por Howard é do século 14 e, portanto, muito tardio para ser utilizado como evidência das palavras originais do evangelho. Além disso, essa versão pertencia a um judeu que a utilizou em livros que atacavam a fé cristã. Portanto, esse suposto evangelho em hebraico é muito tardio, de segunda mão e pertencia a um crítico do cristianismo.[6]

Apesar disso, outros dois textos em hebraico de Mateus (Du Tillet e Münster), que são aproximadamente da mesma época que o de Howard, contêm a expressão 
“em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”Mesmo que admitíssemos que esse evangelho tivesse sido escrito originalmente em hebraico ou aramaico, não há evidência de que as palavras de Mateus 28:19 fossem diferentes do texto que conhecemos. 
4-. Antigos escritores cristãos – (ver acima as citações)

Os documentos históricos, no entanto, mostram que todas as vezes em que os antigos escritores cristãos se referiam a Mateus 28:19, eles citavam as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Os exemplos incluem a Didaquê, um manual doutrinário para candidatos ao batismo, produzido entre 70 e 100 d.C.; Inácio de Antioquia (50-110 d.C.); Justino Mártir (100-165 d.C.);Taciano, o Sírio (120-180 d.C.); Irineu de Lyon (130-200 d.C.); Tertuliano de Cartago (150-220 d.C.); Hipólito de Roma(170-235 d.C.); Orígenes (185-253 d.C.); Cipriano (morreu em 258 d.C.); Dionísio de Alexandria (morreu em 265 d.C.);Vitorino de Pettau (morreu em 303 d.C.) e os autores do Tratado Contra o Herege Novaciano e do Tratado Sobre o Rebatismo.[7] 

Eusébio de Cesareia (265-339 d.C.), historiador cristão que viveu na época do imperador Constantino. Ele citou  uma vez Mateus 28:19 com as palavras “em Meu [de Jesus] nome”. Os estudiosos observam, entretanto, que Eusébio tinha o hábito de citar a Bíblia de forma livre (imprecisa)[8] Por isso, suas citações não são utilizadas para se determinar as palavras exatas do Novo Testamento. 
Eis a sua citação:
"Porém, com o poder de Cristo, que havia-lhes dito: Ide e fazei discípulos de todas as nações em meu nome,  dirigiram seus passos para todas as nações para ensinar a mensagem".Livro 3 V
Alguns afirmam que, antes do Concílio de Niceia (325 d.C.), Tertuliano citava o texto da primeira e segunda formas e, depois do Concílio, citava da terceira forma. Esse argumento possui várias falhas: (1) ao contrário do que geralmente é dito, o Concílio de Niceia não discutiu a Trindade, mas a relação de Cristo com Deus, o Pai; (2) Mateus 28:19 não era um texto utilizado nas discussões sobre a Trindade e a natureza de Cristo na época de Eusébio; e (3) Eusébio utilizou cada uma das três formas antes e depois do Concílio de Niceia.

Além disso, ao citar Mateus 28:18-20, Eusébio combinava-o com Mateus 10:8; 24:14; Marcos 16:17; Lucas 24:47 e João 20:22. Portanto, ele não citava as palavras de Mateus 28:19 de forma isolada, mas mesclava todas essas passagens. As palavras “em Meu nome” derivam de Marcos 16:17 e Lucas 24:47.[9]

5. A Bíblia de Jerusalém  Aqueles que defendem que o texto original de Mateus 28:19 foi modificado costumam citar uma nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém a respeito dessa passagem. A nota afirma: “É possível que em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar ‘no nome de Jesus’ (cf. At 1,5+, 2,38+). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade.”[10] 
As introduções e notas da Bíblia de Jerusalém foram escritas por estudiosos católicos e protestantes que interpretam as Escrituras por meio do método histórico-crítico.

 Esse método afirma
 (1) que os autores da Bíblia não produziram um livro completamente harmônico, mas repleto de contradições históricas e teológicas; 
(2) que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas apenas contém a Palavra de Deus (ensinos corretos) mesclada à palavra dos seres humanos (falsos ensinos resultantes da sociedade primitiva);
 (3) que, antes de serem escritos, os textos bíblicos circulavam de forma oral, e muito de sua exatidão foi perdida;
 (4) que a Bíblia foi escrita não apenas por profetas, mas pelas comunidades em que eles viviam;
 (5) que essas comunidades selecionaram, escreveram, corrigiram e acrescentaram textos aos escritos originais dos profetas e apóstolos; e 
(6) que o leitor da Bíblia não deve aceitar como correta a declaração de um texto bíblico até que ele seja confirmado pela ciência ou pela história. Não podemos aceitar esse método, pois cremos que a Bíblia é a Palavra escrita de Deus e não contém falsos ensinos humanos (Mt 5:17-18; Mc 7:13; Jo 10:35; 2Tm 3:16; 2Pe 1:20-21).[13]

Segundo os adeptos desse método, os evangelhos muitas vezes não apresentam as palavras autênticas de Jesus, mas as adaptam conforme a necessidade e as crenças (corretas ou incorretas) dos cristãos que escreveram cada evangelho.Muitas narrações e milagres foram inventados ou distorcidos com o objetivo de ensinar lições morais a seus leitores. Para esses estudiosos, o evangelho de Mateus terminou de ser escrito depois da morte desse apóstolo. Mateus já havia escrito as partes essenciais do evangelho, mas o texto foi ampliado pelos líderes da igreja local fundada por ele. E, nesse processo, diversas histórias e ensinos falsos acabaram por entrar no evangelho.

A compreensão dos adeptos do método histórico-crítico a respeito de Mateus 28:19 é apresentada, por exemplo, pelo Anchor Bible Dictionary. Esses estudiosos admitem que o evangelho original de Mateus ensina “o batismo no nome da Trindade (28:19), ordenado pelo ressurreto Filho do homem”[14] e “a menção da Trindade na fórmula batismal”.[15] Porém, eles argumentam que essa “não é uma declaração autêntica de Jesus nem mesmo uma elaboração de uma declaração de Jesus sobre o batismo”.[16] Em outras palavras, o evangelho de Mateus afirma que Jesus pronunciou essas palavras, mas, em realidade, isso jamais aconteceu.

Os defensores da teoria argumentam, ainda de acordo com o Anchor Bible Dictionary, que “Mateus 28:19 representa a convicção do evangelista de que sua igreja [comunidade local] praticava o batismo de acordo com a vontade de Jesus e reflete a fórmula batismal ali utilizada”.[17] Ou seja, a igreja local onde foi escrito esse evangelho batizava “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Na tentativa de justificar essa prática, o evangelho afirma, de maneira enganosa, que essa havia sido uma ordem dada por Jesus.

Christopher Stead argumenta que Mateus não estava “relatando palavras autênticas de Jesus; o que, sem dúvida, a passagem deixa claro é que a fórmula triádica [a expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”] era, nesses termos, aceita e usada numa influente comunidade cristã algum tempo antes de 100 d.C. (já que, ainda que o Evangelho [de Mateus] fosse datado de um pouco mais tarde, dificilmente o escritor poderia estar introduzindo uma novidade)”.[18] A ideia defendida é a mesma que aparece no Anchor Bible Dictionary.

Aqueles que afirmam que o texto de Mateus 28:19 foi modificado citam vários outros livros, principalmente enciclopédias, que apresentam a mesma teoria que a Bíblia de Jerusalém, o Anchor Bible Dictionary e Christopher Stead. Mas não podemos aceitar o que é dito por essas fontes, pois se baseiam no método histórico-crítico para analisar esse versículo. Além disso, ao contrário do que fizemos no início deste artigo, nenhuma dessas fontes cita qualquer autor antigo para apoiar suas conclusões. Em outras palavras, são meras suposições sem qualquer fundamento histórico.

À luz desses fatos, a nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém a respeito de Mateus 28:19 pode ser facilmente compreendida. Citamos novamente o texto em discussão e acrescentamos comentários entre colchetes: “É possível [no método histórico-crítico há poucas certezas e muitas suposições] que em sua forma precisa, essa fórmula [que está no evangelho de Mateus; em momento algum a nota nega esse fato] reflita influência do uso litúrgico [da cerimônia do batismo] posteriormente fixado [a expressão surgiu não quando Jesus a proferiu, mas muito tempo depois] na comunidade primitiva [a igreja local de Mateus]. Sabe-se que o livro dos Atos [escrito antes da destruição do templo, em 70 d.C.] fala em batizar ‘no nome de Jesus’ (At 1,5+, 2,38+). Mais tarde [na igreja de Mateus, no fim do primeiro século] deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade.”

De acordo com os adeptos do método histórico-crítico, não é porque Jesus assim havia ordenado que a comunidade de Mateus batizava “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Ao contrário: o evangelho falsamente atribui a Jesus essas palavras porque aquela comunidade já as utilizava. Portanto, de acordo com esses estudiosos, não foi o ensino de Jesus que determinou a prática dos cristãos, mas a prática dos cristãos que determinou o suposto ensino de Jesus.

Não podemos concordar com a nota da Bíblia de Jerusalém sobre Mateus 28:19, pois ela argumenta que Jesus não pronunciou as palavras registradas nesse versículo. Mas a citação não afirma que as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” não estavam no texto original do evangelho. Aqueles que defendem a teoria que analisamos distorcem a declaração da Bíblia de Jerusalém.

Enciclopédia católica descarta esta possibilidade totalmente:


Formulário
A necessária e válida única forma de batismo é: "Eu te batizo (ou Esta pessoa é batizado), em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo . " Esta foi a forma dada por Cristo aos Seus discípulos novigésimo oitavo capítulo do Evangelho de São Mateus , na medida, ao menos, como não há questão da invocação dos separadas Pessoas daTrindade e da expressão da natureza do ação realizada. Para oLatin uso: "Eu te batizo", etc, temos a autoridade doConcílio de Trento (Sess VII, pode iv..) e doConselho de Florença no Decreto de União. Além disso, temos a prática constante de toda a Igreja Ocidental . Os latinos também reconhecer como válida a forma utilizada pelos gregos : "Este servo deCristo é batizado ", etc O florentino decreto reconhece a validade dessa forma e é, aliás, reconhecido peloTouro de Leão X , "Accepimus nuper", e de Clemente VII , "Provisionis nostrae". Substancialmente, o latim eo grego formas são as mesmas, e a Igreja Latina nunca foi rebatizado orientais em seu retorno à unidade ...Além da necessáriapalavra "batizar", ou seu equivalente, também é obrigatório mencionar os separados Pessoas da Santíssima Trindade .Este é o comando de Cristo aos Seus discípulos , e como o sacramento tem a sua eficácia de Quem o instituiu, não podemos omitir qualquer coisa que Ele prescreveu. Nada é mais certo do que essa tem sido a compreensão geral e prática da Igreja .

Tertuliano nos diz ( On Batismo 13 ): "A lei do batismo ( tingendi ) foi imposta e da forma prescrita: Ide, ensinai asnações , batizando -as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".  St. Justino Mártir ( Primeira Apologia 1 ) demonstra a prática em seu tempo. St. Ambrose ( sobre os mistérios 4 ) declara: "A menos que a pessoa tenha sido batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo , ele não pode obter a remissão de seus pecados , " St. Ciprianoepístola 72 ), rejeitando a validade do batismo dado em nome de Cristo somente, afirma que a nomeação de todos os Pessoas da Trindade foi ordenado pelo Senhor ( em plena et adunata Trinitate ). O mesmo é declarado por muitos outros escritores primitivos, como St. Jerome (IV, de Matt.), Orígenes ( De Principiis I.2 ), St. Atanásio (contra os arianos , Oração 4 ), St. Agostinho ( On Batismo 6,25 ). Não se trata, é claro, absolutamentenecessário que os nomes comuns Pai, Filho , e Espírito Santo ser utilizadas, desde as Pessoas ser expressa por palavras que são equivalentes ou sinônimos. Mas a nomenclatura distinta das Pessoas Divinas é necessária ea forma : "Eu te batizo em nome doSantíssima Trindade ", seria de mais duvidosa validade.  
                          http://www.newadvent.org/cathen/02258b.htm
 Conclusão:
As palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”: 
(1) aparecem em todos os manuscritos gregos do evangelho de Mateus e, portanto, estavam no texto original; 
(2) sempre foram citadas exatamente dessa maneira pelos antigos escritores cristãos; e
 (3) não foi modificado pela Igreja Católica, que na verdade nega esta teoria.

(Matheus Cardoso é editor associado da revista Conexão JA e editor assistente de livros na Casa Publicadora Brasileira) http://www.perguntas.criacionismo.com.br/2010/09/mateus-2819-falso-ou-autentico.html

Referências:

[1] Ver, por exemplo, Benjamin J. Hubbard, The Matthean Redaction of a Primitive Apostolic Commissioning: An Exegesis of Matthew 28:16-20, Society of Biblical Literature Dissertation Series, v. 19 (Missoula, MT: Scholars’ Press, 1974); J. Schaberg, The Father, the Son and the Holy Spirit: The Triadic Phrase in Matthew 28:19b, Society of Biblical Literature Dissertation Series, v. 61 (Chicago: Scholars’ Press, 1982); Donald A. Hagner, Matthew 14-28, Word Biblical Commentary, v. 33b (Nashville, TN: Thomas Nelson, 1995), p. 880-881.

[2] Erwin Nestle e Kurt Aland, eds., Greek-English New Testament (Stuttgart: Deutsche Bibelgessellschaft, 1994), p. 87; Bruce M. Metzger, A Textual Commentary on the Greek New Testament (Nova York: United Bible Societies, 1994).

[3] G. W. Bromiley, “Baptism”, em International Standard Bible Encyclopedia, ed. Geoffrey W. Bromiley (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1979), v. 1, p. 411.

[4] Alfred Plummer, An Exegetical Commentary on the Gospel of Matthew (James Family Reprint, s/d), p. 432.

[5] Hagner, Matthew 14-28, p. xiv.

[6] George Howard, Hebrew Gospel of Matthew (Macon, GA: Mercer University Press, 1995).

[7] Didaquê 7.1-3; Inácio, Aos Filadelfos 9, em The Ante-Nicene Fathers: Translations of the Writings of the Fathers down to A. D. 325 (daqui em diante, ANF), ed. Alexander Roberts e James Donaldson (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1967), v. 1, p. 85; Justino Mártir, Primeira Apologia 61, em ANF, v. 1, p. 183; Taciano, o Sírio, Diatessaron 55; Irineu, Contra Heresias 3.17.1, em ANF, v. 1, p. 444; Tertuliano, Prescrições Contra os Hereges 20, em ANF, p. 3, p. 252; idem, Contra Práxeas 26, em ibid., p. 623; idem, Sobre o Batismo 6, 8, em ibid., p. 672, 676; Hipólito, A Tradição Apostólica 21; Contra a Heresia de um Certo Noeto 14, em ANF, p. 5, p. 228; Orígenes, Comentário de Romanos 5.8; Cipriano, Epístolas 24.2, em ANF, p. 5, p. 302; 62.18, em ibid., p. 363; 72.5, em ibid., p. 380; idem, Tratados, 12.2.26, em ibid., p. 526; idem, Sétimo Concílio de Cartago, em ibid., p. 567, 568, 569; Dionísio de Alexandria, Primeira Carta a Sisto, Bispo de Roma 2; Vitorino de Pettau, Comentário Sobre o Apocalipse do Bendito João, 1.15 em ANF, v. 7, p. 345; Tratado Contra o Herege Novaciano 3, em ANF, p. 5, p. 658; Tratado Sobre o Rebatismo 7, em ANF, p. 5, p. 671. Todas essas referências estão disponíveis no site da Christian Classics Ethereal Library.

[8] Hubbard, The Matthean Redaction of a Primitive Apostolic Commissioning, p. 151-175.

[9] G. R. Beasley-Murray, Baptism in the New Testament (Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1988), p. 82.

[10] Bíblia de Jerusalém (São Paulo: Paulus, 2002), p. 1.758.

[13] O uso do método histórico-crítico pela Bíblia de Jerusalém pode ser visto, por exemplo, nas introduções ao Pentateuco (p. 21-31), a Provérbios (p. 1.020-1.021), a Isaías (p. 1.237-1.239), a Daniel (p. 1.244-1.246) e aos quatro evangelhos (p. 1.690-1.694). Para uma introdução ao método histórico-crítico, ver Augustus Nicodemus Lopes, A Bíblia e Seus Intérpretes: uma breve história da interpretação (São Paulo: Cultura Cristã, 2004), p. 183-195, 241-244. Uma análise crítica desse método pode ser encontrada em Gerhard F. Hasel, Teologia do Antigo e Novo Testamento: questões básicas no debate atual (São Paulo: Academia Cristã, 2007).

[14] Lars Hartman, “Baptism”, em The Anchor Bible Dictionary, ed. David Noel Freedman (New York: Doubleday, 1992), v. 1, p. 584.

[15] Ibid., p. 590.

[16] Ibid., p. 585.

[17] Ibid., p. 590.

[18] Christopher Stead, A Filosofia na Antiguidade Cristã (São Paulo: Paulus, 1999), p. 142.