Pesquisar este blog

sábado, 3 de janeiro de 2015

Pastor não é ministério ou dom?


50:13 Bem, desejo falar agora do assunto: a ordem na Igreja, mas retêm que aparentemente Ef.4:11 fala de cinco ministérios e sempre pensei em cinco ministérios como vocês e quando estava em Locodjro, preguei sobre: o lugar dos cinco ministérios, mas no momento em que eu devo pregar sobre a ordem na Igreja, a revelação veio a mim porque eles são os ministérios que guardam a porta da Igreja e eu recebi que tratava-se de quatro ministérios e não cinco. Não é para perturbá-los, mas trata-se com efeito de quatro ministérios para a Palavra e não cinco. Se acreditam nisso dizem: Amém! [A assembleia diz: Amém!]. Obrigado! Por conseguinte irei direito ao meu assunto e se Deus permitir, retornarei para mostrar ligeiramente isso.
14 Sei que vocês não acreditam porque compreendem, mas vocês acreditam porque o profeta que Deus enviou disse. [A assembleia diz: Amém!].
15 Retenham, por conseguinte que há quatro ministérios da Palavra que são: Apóstolo, profeta, evangelista e doutor. Por conseguinte pastor não é um ministério da Palavra. [A assembleia diz: Amém!]. Não é hoje, nem em 24 de abril de 1993, nem por uma clara explicação, mas acreditaram no pensamento de Deus antes da fundação do mundo! E um filho da posteridade da serpente não pode imitar isso! [A assembleia diz: Amém!]. É um dom de Deus, é por graça! E se Deus quiser, retornarei sobre isso no fim! Mas o meu assunto esta noite é: a ordem na Igreja e na assembleia.
16 E como eu disse, o pastor é um servo dos quatro ministérios. É simples uma responsabilidade confiada a um dos quatro ministérios. Pastor é uma simples responsabilidade na Igreja como diácono e os anciões. Assim, quando os quatro ministérios não estão ai, ele tem todo poder e age no seu nome, mas logo que um deles estiver ai, torna-se o mestre do pastor. É como um homem a quem confiam à guarda do vosso tesouro. Devem dar-lhe também as armas necessárias para a segurança deste tesouro. Assim, na ausência dos quatro ministérios, o pastor tem na assembleia o poder que tem o profeta mensageiro sobre a terra. É assim que Deus estabeleceu as coisas pela sua própria autoridade. Vocês vêem?
17 Em nenhuma parte no Novo Testamento é falado de um ministério de pastor e quando Jeremias fala de pastor, fala do conjunto de sacerdotes e não um ministério específico. Vocês vêem? E pode-se enviar um dos quatro ministérios em missão para visitar as assembleias locais, mas não se pode enviar um pastor. São os quatro ministérios que são missionários.

50:38 Não há, portanto um ministério da Palavra que se chama pastor.Pastor é simplesmente uma responsabilidade na assembleia como diácono e ancião. Um apóstolo pode ser pastor como foi Pedro e vocês veem que é uma simples responsabilidade que o Senhor confiou-lhe. Vocês vêem? Um evangelista pode ser pastor. Um doutor pode ser pastor. Um profeta pode ser pastor… [Pregado de novo domingo de manhã 12 de novembro de 2006, na assembleia de Adjamé]
Resposta:
1- Pastor é um dom ministerial
Ef 4:8  Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9  Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? {às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra}
10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,


2- Uma pessoa com dom de apóstolo (missionario), ou profeta  pode ser um presbítero ou ancião
1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 João 1:1  O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
3 João 1:1  O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário