Pesquisar este blog

sábado, 3 de janeiro de 2015

MT 23 sustenta a teoria dos profetas mensageiros?

Mt 23 e os profetas mensageiros de autoridade irrestrita

60:44 E a Bíblia diz-nos que são os sacerdotes que persuadiram o povo para escolher Barrabas! Vamos ler Mat.27:20: «Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram às multidões que pedissem Barrabas e que fizessem perecer Jesus». Vocês veem? Exatamente como no dia dos profetas. E são pastores e profetas que porão as pessoas em guarda contra o Livro do Profeta Kacou Philippe. Vocês veem? E Jesus-Cristo prediz em Mat.23:34-35 que enviará ainda profetas com a verdade sobre a terra e que o mundo religioso rejeitará e os perseguirá. Construirão-lhes monumentos após a sua morte.

45 Retomemos agora em Mat.23 para terminar: « Portanto, eis que, eu, envio-vos profetas, e sábios, e escribas; e os matarão e os crucificarão, e chicotearão nas vossas sinagogas, e os perseguirão de cidade em cidade, de modo que venha sobre vocês todo o sangue dos justos vertido sobre a terra, desde o sangue do justo Abel, até ao sangue de Zacarias, o filho de Baraquias, que mataram entre o templo e o altar . »

46 Bem, o que diz o Senhor? Enviei-vos profetas? Não! Mas: envio-vos no futuro, profetas! Mataram? Não! Mas… "Matarão e crucificarão, e chicotearão nas vossas sinagogas, e os perseguirão de cidade em cidade". Jesus-Cristo enviará profetas sobre a terra, profetas como os do Antigo Testamento.

47 O que significa profeta? De origem hebraica, a palavra Nabia significa "porta-voz". O plural é Nebiim, ou seja: " porta-vozes". Não portadores de unção ou portadores de milagres, mas porta-voz! Um profeta é primeiro portador de uma mensagem de Deus para a humanidade. E quando Deus envia um profeta-mensageiro, isso quer dizer que não há mais verdade sobre a terra. E ele fala, julga e condena para Deus, com a única autoridade que pertence só a Deus. Há Verdade ou Salvação apenas junto dele. Ninguém pode servir Deus exceto junto dele. E Deus confirma a sua Mensagem por sinais e prodígios. E se ele for verdadeiro, o mundo religioso rejeitá-lo-á. E será único contra todos. Por quê? Porque representa uma ameaça para o interesse e a autoridade de muitas pessoas. Ninguém pode acreditar nele sem estar a perder pelo menos por um tempo o que ele era.
Resposta:
1- o Novo Testamento fala de 2 classe de profetas, assim como o Antigo. 

  • Os Literários (que escreveram livros)  Isaías, Moisés, Paulo João
  •  não literários  Elias, Eliseu, Ágabo

Ágabo era um profeta não literário. Suas profecias não eram doutrinárias

Atos 11:7 ¶ Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,
Atos 11:28  e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio.
At 21:10  Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo;
11  e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.

 2- Os literários lançaram as bases da fé cristã 
Efésios 2:20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

3-- Assim Mt 23 não dá base para a teoria ridícula de profetas mensageiros para cada era! Pàulo era apenas um líder da igreja
Gálatas 2:9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;

Paulo não era o único profeta de seu tempo!! veja:


Atos 13:1 Havia na igreja de Antioquiaprofetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.


Efésios 4:11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,


Atos 15:32 Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.

1 Coríntios 14:29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.


4- Ele não disse que a salvação estava em Jesus por meio de Paulo:
1 Ts 5:9  porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo
1 Coríntios 3:11  Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo
2 Timóteo 1:1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade coma promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 2:10  Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
1 Tm 6:3  Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,

4  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,

5  altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

5- Paulo foi enviado pela igreja!!
1 ¶ Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.


Deus já guiou o povo por profetas, agora nos guia pela sua Palavra por meio do Espírito Santo

  •  João 16:13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
  • Romanos 8:14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
  • Gálatas 5:18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
  • 1 João 2:20  E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.
  • 1 João 2:27  Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário