Pesquisar este blog

sábado, 3 de janeiro de 2015

Devemos confessar nossos pecados publicamente?

Confissão pública?

17:8 De acordo com a história, a confissão auricular [confissão de pecados para um pregador, um pastor ou um ancião] é uma instituição humana. Os apóstolos instituíram a confissão pública pelo poder que o próprio Jesus-Cristo lhes deu em João 20:23. A confissão pública foi abolida no fim do século III e foi substituída pela a confissão auricular, que foi estabelecida pelo St. Benedito, o fundador da ordem de Beneditina, mas não com a remissão dos pecados. Em 1215, a confissão auricular foi imposta no Concílio Luterano e tornada obrigatória então, dois anos mais tarde no Concílio de Trento, ela se tornou num dogma absoluto. É em 758 que a confissão auricular foi introduzida no Ocidente pelas ordens religiosas do oriente no lugar da confissão pública.
12 Verifica na história e tu verás que em Israel, na festa de Kippur [grande perdão], a confissão era pública. Nesse dia, todos os Judeus uniam-se e confessavam os seus pecados publicamente durante um quarto de um dia! Não um quarto de uma hora, mas um quarto de um dia, um após o outro… leia Nem.9:1-3 e vocês verão isso! Vocês veem?
17 Nós acreditamos que depois do baptismo, nós somos o mesmo corpo e que o pecado de um membro é o pecado de todo corpo. E Mat.18:18 diz: « Na verdade, vos digo: o que ligardes na terra será ligado no céu e o que desligardes na terra será desligado no céu ». E João 20:23 quando Jesus disse: « A qualquer um que vós perdoardes os pecados serão perdoados, e a qualquer um que vos reterdes [os pecados], eles serão retidos ». É para seres humanos. Vocês veem?
23 Acerca das reações depois de uma confissão pública, nós não estamos numa sala de aula e nós não queremos analisadores brilhantes de confissões, pessoas que são como se obrigados a pronunciarem-se em cada confissão… até aonde o perdão diz respeito, a assembleia é livre para perdoar ou não perdoar sob virtude da autoridade que o próprio Deus deu a Igreja em Mat.18:18 e João 20:22. Ninguém pode dizer: "nós somos todos pecadores, então nós devemos perdoar obrigatoriamente". No Antigo Testamento, é para seres humanos como nós que Deus deu o poder de apedrejar. E nós não devemos fazer cálculos ou compromissos relativamente a nossa fraqueza para aplicar a Palavra. Nós não temos nenhum direito de torcer a Palavra em relação a nós!
Resposta:
1- O texto de Mt 18 nada diz sobre confissão pública, pelo contrário diz que devemos resolver em particular com o irmão
Mt 18:15 ¶ Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Tiago 5:16  Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

2- O texto fala sobre arrependimento. Se não houver arrependimento deve-se chamar testemunhas. e se ainda prevalecer o problema deve ser levado a congregação; se a pessoa arrepender será perdoada, se não será disciplinada e até mesmo expulsa. Paulo mostra um exemplo desse:
Mt 18:15 ¶ Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16  Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17  E, se ele não os atenderdize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.

1 Co 5:1 ¶ Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.
2  E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?
3  Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,
4  em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,
5  entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesu

3-Só o sumo sacerdote confessava os pecados em geral mo dia do perdão
Nm 16:21  Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso.

4- Ne 9 não se refere ao dia do perdão e eles confessaram os pecados de seus pais a Deus e não para o povo
Ne 9:1 ¶ No dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel com jejum e pano de saco e traziam terra sobre si.
2  Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniqüidades de seus pais.
3  Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o SENHOR, seu Deus.

5- o texto diz que nesta 4ª parte do dia (durante três horas) eles adoraram e fizeram confissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário