Pesquisar este blog

sábado, 3 de janeiro de 2015

O véu é o cabelo?




19:27 P-R. Nº 12/ Irmão, a Bíblia fala acerca do véu, é o cabelo ou o lenço?

É sobre o cabelo. Vamos ver 1 Cor.11:1-16, se notares, a mesma advertência do versículo 16 está em 1Corintos 14:34-38 acerca do comportamento da mulher. Eles são os mesmos demônios tentando introduzir o que Deus não instituiu. Eles executam as obras do seu pai. Deixai-os fazer isso! Já no versículo 6, a Bíblia diz que se é mal para uma mulher ter o seu cabelo cortado ou tosquiado, deixem-na guarda-lo. No versículo 10, isso é chamado à marca da autoridade do homem e nós notamos que há um desejo inato em qualquer mulher de ter cabelos longos. O que a Bíblia diz no versículo 15? "se uma mulher tem cabelos longos, é uma glória para ela; pois os cabelos longos são dados a ela no lugar do véu.”. É um ponto paragrafo que está no fim e não um ponto de interrogação. E Paulo acrescenta no versículo 16, se alguém quer ser contencioso, deixa-o ser contencioso. Vocês veem? Na assembleia de Corintos, pessoas animadas pelos demônios queriam introduzir falsas doutrinas na Igreja. Coisa que nem Paulo nem os Apóstolos ensinaram. Mesmo Moises não ensinou isso. Vocês veem?

28 E em Lucas 7:38 quando aquela mulher molhou os pés de Jesus com as suas lágrimas e os enxugou com o seu cabelo, Jesus poderia dizer: “coloca um lenço na sua cabeça” e quando Deus criou a Eva, Ele colou um lenço na sua cabeça? Eu não acredito nisso! Lembra-se da mulher negra nos Cânticos dos Cânticos! Salomão podia exclamar diante daquela encantadora Sulamita: « Tu és formosa, minha amada… desvia os seus olhos de mim, pois eles me vencem. O seu cabelo é um rebanho de cabras sobre as inclinações de Gileade... » [Ed: Cântico dos Cânticos 6:4-5]. Vocês veem?

29 O uso do véu é uma antiga tradição Oriental que existiu mesmo antes de Moises, mas é especialmente a face que deve ser velada. Em Gen.24:65, nós podemos ver isso. Isso é o que as pessoas queriam transportar para Igreja. Em África, por exemplo, há tradições que exigem que a mulher ou o menor se incline ao saudar. Isso é muito bom! Mas faríamos isso uma doutrina? É assim que as coisas começaram. E não é em 1 Cor. 11 onde o problema se levanta que vocês devem procurar o fundamento do uso de lenço na cabeça. Entretanto no fim do versículo 15, foi à palavra grega "Peribolaion" que foi usada e esta palavra, primeiro significa cobertura e depois véu. Nós podemos entender assim que é acerca de cabelo longo nos versículos 5,6 e 7.

30 Agora se você discorda com isso, tu podes usar o teu lenço. O teu motivo está em outro lugar. Se uma irmã tem um lenço na sua cabeça por prazer, não há nenhum problema, mas se ela pensa que é o véu então está errada!

Resposta:
 1-Se o termo "cabeça coberta" , se referisse ao cabelo, o homem teria que usar a cabeça rapada!!
veja o texto:
1 Co 11: 4 o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Assim a bíblia fala de cobrir com um véu de tecido!!


2- Na cultura de corinto uma mulher que usasse cabelo curto ou rapado era considerada imoral, e também se não usasse o véu. Por isso Paulo insiste no uso do véu, pois se uma mulher não usasse seria como se tivesse a cabeça rapada!

3- Hoje o véu não é sinal de honra, por isso não é usado nas igrejas

2 comentários:

  1. A questão é que no final está claro que o cabelo foi dado em lugar do véu.
    E pregar diferente e pregar outro evangelho.
    Outro detalhe a Bíblia diz que é desonra para o homem ter o cabelo crescido, mas para mulher lhe honroso pois o cabelo foi dado em LUGAR DE VÉU.

    ResponderExcluir
  2. VC DEVERIA LER ACIMA!
    pois além de ter cabelo grande a mulher devia usar véu!

    se não usasse véu deveria RAPAR A CABEÇA!

    ResponderExcluir